Curatoría Forense

 

Directorio de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo - Latinoamérica Diretório Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas – América Latina.
english version / versión en español

> Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni Ph.D. (editores), Susana Quintero e Kamilla Nunes.
> 240 páginas. 23 x 23 cms.
> Trilingue (Inglês, Espanhol, Português).
> ISBN: 978-987-28847-3-4

Preço
Diretório Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas – América Latina

na Argentina

AR$400
+ frete.

na Chile

$22.000
+ frete.

Outros países

US$40
+ frete.

 

Para adquirir preencher o Formulário de venda aqui. O pagamento é feito por Western Union / Money Gram ou transferência Paypal.

 

 
Para comprar o livro em linha

Boletín de la Editorial
(información y precios)
Editorial Curatoría Forense - Información sobre libros y precios

 

Registe-se para receber informações sobre as atividades da Curatoría Forense

Nome:
E-mail:

 

 

A Rede de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas foi fundada em Abril de 2012 e para comemorar seu segundo aniversário, da vinculação e divulgação de informação sobre mais de 227 iniciativas atuantes em 19 países da América do Sul, América Central e Europa, publicou o primeiro Diretório de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas que fazem parte desta rede.

O objetivo deste livro é fortalecer e diversificar a divulgação do trabalho de seus membros, bem como a criação de documentação histórica destinada a universidades, centros culturais, museus, publicações e arquivos, etc.

Esta edição trilingue (Português, Espanhol e Inglês) contém informações sobre as gestões, seus dados de contato e seis ensaios que refletem sobre a conceituação e o desenvolvimento de iniciativas autônomas de artes visuais contemporâneas, escritos por Jorge Sepúlveda T. (Chile), Ilze Petroni Ph.D. (Argentina), Kamilla Nunes (Brasil) e Susana Quintero (Venezuela - Colômbia).

O Diretório inclui informações de 227 iniciativas de:

  • Argentina
  • Bolivia
  • Brasil.
  • Chile.
  • Colombia.
  • Costa Rica.
  • Ecuador.
  • El Salvador.
  • España
  • México
  • Panamá
  • Paraguay
  • Perú
  • Portugal
  • Puerto Rico
  • República Dominicana
  • Uruguay
  • USA
  • Venezuela.
 
Gira de presentación del DIRECTORIO DE GESTIONES AUTÓNOMAS DE ARTE CONTEMPORÁNEO - LATINOAMÉRICA. Mayo - Junio 2014. Argentina, Chile y Uruguay.

Calendário Apresentação do Diretório na Argentina, Chile e Uruguai. Maio - Junho de 2014.

> La Plata (Argentina)
> Buenos Aires (Argentina)
> M
ontevideo (Uruguai)
> Bariloche (Argentina)
> Concepción (Chile)
> Santiago de Chile
> Valparaíso (Chile)

Confira o calendário de atualização do Tour e dos Seminários (Informações em Espanhol)


>Index
  • Autônomos, não independentes por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
  • NECESSIDADE E URGÊNCIA. Formar uma rede para a autonomia de seus membros por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
  • DESEJO DE OUTRO. Para entender o presente, para construir o futuro por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
  • Algumas hipóteses sobre gestões autônomas de arte contemporânea por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
  • ZONAS DE RESISTÊNCIA. Espaços autônomos brasileiros por Kamilla Nunes
  • Coisas que os artistas fazem quando transbordam suas práticas. Definições, limites e surpresas: o caso de Bogotá por Susana Quintero Borowiak
 
Editores

Ilze Petroni (n. 1976 Argentina). Pesquisadora de Arte Contemporânea. Doutorada em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Trabalhou como assistente de professor nos departamentos de Movimentos Estéticos e Cultura Argentina; Seminário sobre Cultura Popular e Cultura de Massa e Seminário sobre Problemas das Sociedades Contemporâneas na Escola de Ciências da Informação (UNC). Bolsista da Secretaria de Extensão Universitária da UNC para executar o seu projeto sobre fotografia e estratégias de inclusão social, na Comuna de Anisacate (2004-2005). Foi membro da equipe de pesquisa dedicada aos problemas do cinema argentino atual e publicado Cinema e Ditadura (2006); Poética em Cinema argentino : 1995-2005 (2005) ; Cinema e imaginário . Alguns filmes do final do século (2000) e participou em Cinema Documentário , Memória e Direitos Humanos ( Buenos Aires , 2007). Desde 2009 ela é um membro da equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Silvia Romano , intitulado " Recuperação e análise de informações de Canal 10 arquivo documentário e herança visual e audiovisual de Córdoba " no Departamento do Centro de Pesquisa História " María Saleme de Bournichón " na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UNC) com o subprojeto " história de Vida de José Anselmo Perez e conservação e preservação do seu arquivo de fotos " e publicou o a mala verde : história de vida, trabalhos fotográficos e fragmentos do Pérez Coleção Anselmo .

Tem participado em vários encontros acadêmicos nacionais e internacionais. Recebeu duas bolsas do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) entre 2008 e 2012. Desde 2009, é coordenadora do Curatoría Forense. Desde abril de 2012 é membro fundador e coordenadora da Rede de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina (www.gestionautonomadearte.net).


Jorge Sepúlveda T. (n. 1971 Chile). Curador independente e crítico de arte. Foi curador e conselheiro de mais de 25 exposições individuais e coletivas de artistas plásticos sul-americanos. Em 2005 criou o Grupo de Trabalho Curatoría Forense, tendo sido o editor da Revista Digital de Arte e Ciências Sociais Sepiensa entre 2000 e 2006 (www.sepiensa.cl). Proferiu conferências e seminários sobre arte contemporânea, circuito de arte, políticas públicas de cultura, imaginário artístico e social e gestões autônomas de arte contemporânea em várias instituições e espaços de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Uruguai e Venezuela. Seus textos foram publicados em diversos meios de comunicação. Entre eles: documenta 12 magazine, salonkritik, artenlinea, arteycrítica e alzaprima. É membro fundador e coordenador da Rede de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina (www.gestionautonomadearte.net).

Em 2013 fundou, junto com Ilze Petroni, o projeto de editorial de Curatoría Forense e editou o livro da Encontro de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas e Escrita Funcionária. Ensaios sobre gestão em políticas culturais e de arte pelo curador e crítico chileno Justo Pastor Mellado.

Colaboradores

Kamilla Nunes (n. 1988 Florianópolis) Curadora independente. Graduou-se em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Foi curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho de 2007 a 2011. Entre suas últimas curadorias, encontra-se a participação na equipe da Bienal Internacional de Curitiba (Prêmio Jovens Curadores, PR, 2013); “Sumidouro” (Laboratório Curatorial da SP-Arte, coordenado por Adriano Pedrosa, SP, 2012); “A extensão das coisas” (Memorial Meyer Filho, SC, 2011); “Faça algo errado, e diga que fui eu que mandei fazer”, (Galeria VK/SESC Joinville, SC, 2011); “Ó lhó lhó” (Sessão Corredor do Ateliê 397, SP, 2011). É autora do livro Espaços Autônomos de Arte Contemporânea (Editora Circuito, 2013). Organizou os livros Exercício de imaginação: Meyer Filho e Memorial Meyer Filho. Participou como curadora da residência TAC Terra Una (Minas Gerais, 2013) e da residência editorial da Revista Tatuí, Nº 10 (Olinda, 2010).

Susana Quintero (n. 1971 Venezuela) Graduou-se em Letras, com foco em História da Arte pela Universidade de Los Andes, em Mérida, Venezuela. Entre 2003 e 2008 foi curadora do Museu de Arte Contemporânea de Zulia. Trabalha desde então como curadora independente em projetos como XIV Salão de Arte Supercable Jóvenes com a FIA e realizado em Caracas em 2011.Ganhou em 2011, juntamente com uma equipe colombiana, a Bolsa de Investigação Curatorial, concedida pelo Ministério da Cultura da Colômbia, para desenvolver o projeto Caminos-Reales em 14 Salões Regionais para Artistas, zona Leste. Em 2012, recebeu a Bolsa para Curador Internacional para uma Residência concedida pela Fundação Gilberto Alzate Avendaño, com a proposta de “De artistas para artistas. Crônica viva de espaços alternativos em Bogotá”. Seus interesses profissionais estão focados em pesquisa sobre práticas artísticas contemporâneas e novos modelos de exposição.


Curatoría Forense - 2014
CF en facebook CF en twitter CF en Youtube CF en Google+ CF en Linkedin CF en Scribd