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Trabalhar em Arte Contemporânea

Sep 5th 2013

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Melissa Roche e Lygia Pape
Capa de la Revista Lindonéia #2

 

Estávamos na frente de nossos computadores, a televisão estava acesa em um canal de notícias por assinatura. Nós gostamos de manter acesa  essa caixa não é tão burra assim. De súbito escutamos que “… dos 10 mil artistas que temos na Argentina só 200 conseguem vivir da sua arte” Tratava-se de uma entrevista, no canal de televisão C5N,   a uma representante da Associação de Galerias de Arte Argentina (AGAA) na cual se falava sobre o auge do mercado de arte na Argentina no ano de 2012.

Desconhecemos a partir de que fonte era possível fazer essa afirmação, ou se ela estava baseada em pesquisas con pretensões mais ou menos científicas, se tinha existido algum tipo de método ou se tratava de uma simple resposta a uma pergunta aberta. Finalmente, pouco importa, porque para nós ese numero, eteja ou não baseado nos fatos, já sería suficiente como fazendo parte de um diagnóstico que não seria válido só para a Argentina, mas também para outros países da região.

A frase foi tão contundente que ficamos pensando nela. Se esta associação que reúne 32 galerias, declara que só 2% do total estimado de produtores artísticos vivos, morando num país de 40 milhões de habitantes podem viver da sua produção, de que vive o restante 98%?

 

> leia o artigo completo en http://www.estrategiasarte.net.br/lindoneia/lindoneia-2 (pag. 85 -88)
> baixar a revista em pdf http://www.estrategiasarte.net.br/sites/default/files/lindoneia2.pdf

 

Sobre a revista Lindonéia:

número 2 da revista Lindonéia editada por Fabíola Tasca, com projeto gráfico de Melissa Rocha. O problema proposto por Fabíola, ela mesma enredada nele com a segunda edição de seu em obra project [2012-2016], foi a dialética entre arte e trabalho — este geralmente encarado como condenação (mormente pelos artistas modernos), enquanto a arte apresenta-se como paradigma de trabalho não-alienado ou não trabalho. O tema rendeu 23 colaborações, artigos e obras e apropriações, indissoluvelmente mesclados em um belíssimo projeto gráfico, a saber:

  • Go-Go dancing Plattform | Felix Gonzalez Torres;
  • Juliana Mafra e Samir Lopes | Inventário das ideias feitas;
  • Jorge Menna Barreto | dexistir;
  • Paulo Rocha | “Trabalhadores de Todo Mundo Descansem”: pequenas considerações sobre a superação da Arte e do trabalho;
  • Tales Bedeschi | Mesa de trabalho
  • Cláudia Zanatta | A difícil arte de vender antenas;
  • Touch Sanitation Performance | Mierle Laderman Ukeles;
  • Frederico Canuto | E.;
  • Ariel Ferreira | Oferenda;
  • Bárbara Ahouagi | Costura;
  • Fábio R. R. Belo | Estética da existência e psicanálise: da liberdade possível;
  • Ivan Mejía R. | Los exquisitos cuerpos de la miseria;
  • Jessé Souza | O que é a “dignidade humana”? Acerca da importância dos Direitos Sociais em uma Sociedade Desigual (cf. Editorial);
  • Fabíola Tasca | em obra project;
  • Antonio Marcos Pereira | Sobre ser um crítico;
  • Melissa Rocha | Acertando os ponteiros;
  • Jairo dos Santos Pereira;
  • Curas milagrosas e a canonização de Basquiat | Brian Eno;
  • Thislandyourland | Área a construir;
  • Curatoria Forense | Trabalhar em Arte Contemporânea;
  • Cayo Honorato | Imagens digitais como dispositivos de mediação;
  • José Schneedorf | O rato que ruge;
  • Maria Angélica Melendi | Trabalhar Cansa.

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