Curatoria Forense – Latinoamérica

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Contato da equipe de trabalho
de Curatoría Forense – Latinoamérica.

Curatoría Forense é um grupo de pesquisa e gestão dedicado à arte contemporânea na América Latina, que é coordenado por Jorge Sepúlveda T. (crítico de arte e curador independente) e Ilze Petroni (pesquisadora de arte contemporânea).

Suas atividades começaram em 2005, em Santiago do Chile. No início a organização surgiu de modo a cobrir uma falha sobre as possibilidades expositivas para jovens artistas contemporâneos chilenos, que não puderam participar nas instituições de arte estabelecidas. Naquela época, a missão principal era pesquisar no campo curatorial para estabelecer uma relação horizontal entre o produtor eo curador, a fim de criar novos recursos para a experimentação estética.

Desde 2009 Curatoría Forense se transformou em uma organização nômade que se concentra e realiza pesquisas sobre os processos de surgimento e consolidação das cenas de arte contemporânea locais da América Latina. Esta mudança implicou a inovação na metodologia, bem como na produção de textos e atividades, a fim de compreender como a arte contemporânea ocorre em comunidades que têm falta de recursos e de políticas culturais fracos. Para o efeito, Curatoría Forense tornou-se um vetor entre as diferentes cenas, desenvolvimento projetos colaborativos.

Estimula a geração de pensamento, conhecimento e interação com foco na triangulação de arte contemporânea e debates com diferentes comunidades.

Seu objetivo é testar -no fatos e em idéias- os diagramas e hipótese de que geram. Sua missão é construir uma rede, a fim de criar e consolidar relacionamentos afetivos e efetivos com profissionais da arte e a cultura ao longo do continente.

 

Jorge Sepúlveda T. (n. 1971 Chile). Curador independente e crítico de arte. Foi curador e conselheiro de mais de 25 exposições individuais e coletivas de artistas plásticos sul-americanos. Em 2005 criou o Grupo de Trabalho Curatoría Forense, tendo sido o editor da Revista Digital de Arte e Ciências Sociais Sepiensa entre 2000 e 2006 (www.sepiensa.cl). Proferiu conferências e seminários sobre arte contemporânea, circuito de arte, políticas públicas de cultura, imaginário artístico e social e gestões autônomas de arte contemporânea em várias instituições e espaços de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Uruguai e Venezuela. Seus textos foram publicados em diversos meios de comunicação. Entre eles: documenta 12 magazine, salonkritik, artenlinea, arteycrítica e alzaprima. É membro fundador e coordenador da Rede de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea – América Latina (www.gestionautonomadearte.net).Em 2013 fundou, junto com Ilze Petroni, o projeto de editorial de Curatoría Forense e editou o livro da Encontro de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas (2013) e Escrita Funcionária. Ensaios sobre gestão em políticas culturais e de arte (2013) pelo curador e crítico chileno Justo Pastor Mellado e o Diretório de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea – América Latina (2014).

Entre Novembro de 2009 e Novembro de 2014, foi Coordenador de Curatoría Forense Ilze Petroni (n. 1976 Argentina). Pesquisadora de Arte Contemporânea e Doutorada em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC).

Curatora Forense - Latinoamrica

Curatoría Forense es un grupo multidisciplinario de trabajo dedicado al arte contemporáneo en Latinoamérica desde 2005, orientada a la construcción de una red a partir de la creación y consolidación de relaciones afectivas y efectivas y la promoción de la producción y circulación de conocimiento e interacciones con el objetivo de triangular arte contemporáneo y debate con la comunidad.
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EDITORIALIDAD DE ARTE CONTEMPOR�NEO. Córdoba, Argentina. Junio 2015
Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, México y Uruguay.

 

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Curatoría Forense - Latinoamérica es un grupo de trabajo en arte contemporáneo que desde el año 2005 realiza investigación sobre modelos de trabajo y asociatividad, asesora instituciones y produce exposiciones, encuentros, residencias de arte y colabora con gestiones autónomas locales en Centro y Sudamérica.

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